Como Licenciar o Windows Server?

Resolvi escrever este post Como Licenciar o Windows Server, pois muitos clientes não conseguem entender o porquê eles possuem apenas um servidor físico e na hora de comprar uma licença, acabam comprando 8 ou mais quantidades referentes ao partnumber do Windows server.

Pouca gente sabe, mas no Windows Server 2012 a Microsoft licenciava até 2 processadores (soquetes) na compra de sua licença. E isso atendia a grande maioria das empresas, visto que essas empresas em 90% dos casos adquiriam servidores com no máximo 2 processadores. Ou seja, isso não era um problema muito relevante.

Mas a partir da versão do Windows Server 2016, a Microsoft resolveu alterar a forma de licenciamento para licenciamento por núcleos ou, como também são conhecidos, por core.

Com isso, a partir da versão Windows Server 2016, para você comprar o Windows Server, será necessário considerar a quantidade de cores do servidor físico (somando todos os soquetes instalados). E esse cálculo serve tanto para as versões Standard, quanto para a versão DATACENTER.  Ou seja, o Windows Server agora é comercializado em pacotes que são conhecidos como SKU´s, e cada uma dessas SKU´s dá direito a licenciar 2 núcleos.  Mas, independente da quantidade de núcleos, se faz necessário adquirir uma quantidade mínima de 8 SKU´s para cada servidor físico, sendo assim, até 16 cores, você precisa obrigatoriamente comprar essa quantidade.

Agora para servidores com mais de 16 núcleos de processador, será necessário comprar SKU´s adicionais. Vejam alguns exemplos abaixo:

1 servidor com 2 processadores de 4 núcleos = 8 SKU´s

1 servidor com 1 processador e 12 núcleos = 8 SKU´s

1 Servidor com 2 processadores de 10 núcleos = 10 SKU´s

Espero que esse post possa ajudar a sanar as principais dúvidas  de como licenciar o Windows Server.

Se mesmo assim, persistirem as dúvidas. Seguem abaixo alguns links que poderão ajudá-los:

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/get-started-19/get-started-19

https://www.microsoft.com/pt-br/cloud-platform/windows-server-pricing

https://www.microsoft.com/pt-br/cloud-platform/windows-server-comparison

Autor: Wladimir Mendes, Sócio Diretor da Liganet Tecnologia.